5 cultivos fáceis para começar na sua casa

Ninguém nasce sabendo tudo, então antes de você querer plantar algo difícil é recomendável você tentar alguns cultivos mais fáceis, para que você se acostume a previnir e cuidar da suas plantas.

Um bom caminho para adquirir experiência:
– Plantas que não sejam afetadas por doenças ou por pragas;
– Plantas que tenham um ciclo curto;
– Plantas que podem ser cultivada durante todo o ano;
– Plantas que não demorem meio ano/um ano para você colher;

Enfim, na verdade quem escolhe a planta é você. Mas para facilitar separamos cinco espécies que cumprem os requisitos acima pra você começar a experimentar a mágia de cultivar sua própria planta:

Acelgas
acelga

É um cultivo que não tem muitos problemas, você não vai encontrar pragas ou doenças. A única coisa necessária é espaço bom entre as plantas. Para que as folhas possam se desenvolver. O indicado é 25 l de sustrato.

Você pode cultivar durante todo o ano, parando apenas no começo do inverno para que a geada não afete a planta. Você pode tirar as folhas conforme vão crescendo. 1 o 2 plantas são suficientes para uma familia.

Alface
Alface é um cultivo bem rápido, muito parecido com as Acelgas (acima) e em 5 semanas você já pode colher. No entanto é bom você prestar atenção no verão para que a planta não floreça antes do tempo. Se isso ocorrer ela vai ter um gosto amargo.

Rabanete
rabanete
O Rabanete é parecido com o Alface, em 4 semanas de cultivo você já pode consumir. Nós aconselhamos você plantar a cada duas semanas para ter durante todo o ano.

 

Alhoalho
O alho é um cultivo fácil e indispensável, o alho tem propriedades inseticidas que repelem as pragas e protege a sua plantação.

Ele é abençoado por um lado da colheira, mas é muito exigente em termos de rega e adubação, basta colocar um dente enterrado com a ponta para baixo e o dente vai virar vários. É possível obter dois tipos de colheira, se plantar no outono, em 2 meses ele dará alhos mais saborosos e até 5 meses produz o alho mais “seco”.

Cebola
cebola

A Cebola pertence a mesma familia dos alhos e também compartilham do efeito de repelir os insetos, ou seja, outro cultivo indispensável para sua plantação. Com a cebola você também tem a possibilidade de obter cebolas saborosas ou cebolas secas.

Tanto a cebola quanto o alho tem as raízes bem curtas e se adaptam a qualquer tipo de recipiente e não necessitam muito substrato (3 litros).

Lembre-se:
– A distância entre as plantas aconselhável é sempre de 15 à 20 cm.
– O único cuidado que você deverá ter é com o mínimo de horas de luz diária, então encontre um lugar que pegue bastante sol.

Esses exemplos são os mais simples do mundo, mas se você quer adquirir mais experiência e diversidade poderá também plantar:
manjericão, beterraba, rúcula, ervilhas, nabo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu